Manteigas Vegetais Especiais

Manteiga de Bacuri
Platonia insignis

A composição graxa do óleo de bacuri corresponde a um óleo de alta absorção, devido ao seu elevado nível de tripalmitina (50 a 55%), que age como um conduinte penetrando na pele rapidamente.

O alto valor do ácido graxo palmitoléico (5%), em comparação com outros óleos que não possuem mais que 0,5 a 1,5 %, qualifica o óleo do bacuri como um emoliente fantástico podendo também ser utilizado como umectante.

Manteiga de Cupuaçu
Theobroma grandiflorum

Planta que cresce no norte do Brasil e é rica em ácido oleico, esteárico, palmítico, linoleico e araquídico, sendo um ácido humectante, emoliente, anti-inflamatório e protetor natural.

A propriedade desta manteiga ajuda a elasticidade da pele e melhora a absorção de água. A Manteiga de Cupuaçu é um bom estabilizador em cremes e loções, e melhora a capacidade de espalhamento. É muito eficiente em preparações que cuidam de cabelo e pele: para pele seca e rachada, envelhecimento da pele, eczema, psoríase, dermatite e cabelos secos.

Manteiga de Murumuru
Astrocaryum murumuru

O Murumuru é originário da região amazônica. A árvore cresce selvagem nas florestas do Pará, em lugares úmidos, e é bastante comum na ilha de Marajó.

Encontra-se ao longo dos rios e nos pântanos, densas formações florestais e semi-abertas. Os “seringueiros” (homens que coletam os frutos) usam suas sementes para fazer anéis e botões, além de comer o núcleo da palma. A Manteiga Murumuru é rica em ácido oleico (C18: 1) promovendo nutrição, hidratação e suavidade para a pele e cabelos.

Manteiga de Tucuma
Astrocaryum aculeatum

O Tucumã é uma palma que chega a medir até 20 m. Originalmente do Brasil, mas especificamente na floresta amazônica, manteiga de Tucumã
é extraído de polpa e amêndoa do fruto de Astrocaryum tucumã.

A manteiga de Tucumã é um excelente emoliente que possui uma alta capacidade de espalhamento e proporciona uma pele suave e sedosa. É rico em ômega 3, 6 e 9, comportando-se como um excelente hidratante e um alto teor de gordura porque contém ácidos laurico, mirístico e oleico. Aplicação em produtos para hidratação da pele, loções corporais e produtos capilares para cabelos danificados.

Manteiga de Ucuuba
Virola surinamensis

A manteiga de ucuuba é rica em gordura (60 – 70%), com 70% de trimiristina, um triglicérido de ácido mirístico, que é um óleo aromático essencial de grande importância para as indústrias cosméticas, farmacêuticas e alimentos.

Ponto de fusão (53 ° C), substituto de gordura animal.

Manteiga de Karité
Astrocaryum aculeatum

A Manteiga de Karité é considerada um super alimento para a pele, pois é rica em componentes preciosos, como gorduras insaturadas com uma grande proporção de componentes não saponificáveis, ácidos graxos essenciais, vitaminas E e vitamina D, fitosteróis, provitamina A e alantoína. 

A Manteiga de Karité possui qualidades anti-inflamatórias e é absorvida pela pele sem deixar resíduo gorduroso ou obstruindo os poros.

Óleo de Babassu
Orbignya phalerata

O óleo de Babassu tem a mais alta saponicação índice e o menor valor de iodo e refração entre todos os óleos vegetais industriais, o que faz com que é ideal para a fabricação de pomadas cremosas, difíceis de obter com óleos sem essas características. 

O óleo de Babassu tem emulsão e propriedades emolientes, sendo um ingrediente comum de cremes, loções, sabões de barra, condicionadores e óleos de banho, também devido à sua hidratação
propriedades.

Abrir bate-papo
Olá 👋
Como podemos ajudá-lo?